Como começar?

Inicialmente, deixe de lado toda a ideia de alcançar e manter um certo ritmo, ou até mesmo de correr uma determinada distância. O ideal é definir apenas uma meta de tempo. Obviamente, busque algo que seja realista e seguro de acordo com seus níveis iniciais de saúde e condicionamento. Contudo, estudos explicam que um bom objetivo para os novos corredores é realizar a prática do esporte por pelo menos 20 minutos e três vezes por semana. Eventualmente, pode aumentar para quatro vezes, e logo, crescer os 20 minutos para 25, e assim por diante.  Você já está há um bom tempo realizando seus treinos para participar da sua primeira corrida de rua e, finalmente, a prova para a qual você se inscreveu está chegando. Mas, para completar a competição com sucesso, é importante tomar alguns cuidados, que podem auxiliar durante o percurso.

Então, reunimos algumas das principais dicas que podem ajudar na preparação para a sua primeira prova. São pontos cruciais que faz com que o corredor iniciante deixe de lado um pouco da ansiedade da primeira prova.

 

Guarde Suas Energias

Na semana que antecede a prova, pegue mais leve nos treinos. Se você é iniciante tanto na corrida de rua quanto nos treinos, sugiro que não treine no dia anterior à prova. Assim você tem um dia completo para se recuperar dos treinos da semana e poupar energias para o grande dia.

 

Alimente-se bem

Isso vale para todos os dias da semana, independentemente de estar treinando ou não. Mas não custa reforçar. Principalmente no dia anterior à prova. Mas alimentar-se bem, não significa aproveitar o sábado para comer algo pesado, por isso, opte por alimentos saudáveis, leves e de fácil digestão.

 

Descanse antes da prova

Procure relaxar na semana da prova. Siga a programação de treinos, mas diminua a sua carga. Não adianta você querer correr em um ritmo forte na semana da competição, pois isso só trará resultados negativos, já que o seu corpo ficará cansado. O que era para ter sido feito para a prova já esteve presente nos treinos anteriores. Então, descanse sem peso na consciência.

 

Dentro dos limites

Com base nos seus treinos, você já pode ter mais ou menos a noção de quanto tempo você pode levar para completar determinado percurso. Então, nada de forçar no início, vá no seu pace para não correr nenhum risco de ”quebrar” e não conseguir terminar a prova do jeito que você esperava. Se está acostumada a treinar alternando corrida e caminhada, faça isso. Afinal, o importante é completar a prova!

 

Programe-se

Olhe no dia anterior onde será exatamente o local da largada e programe o roteiro para chegar lá. Saia com bastante antecedência para evitar que algum imprevisto atrapalhe a sua largada. Para quem vai de transporte público lembrem-se que domingo de manhã geralmente os ônibus, metrôs e trens demoram mais para passar e para quem vai de carro fica a dica sobre o estacionamento, pois nem sempre é super fácil achar um local para estacionar.

 

Check-list

Certifique-se no dia anterior ao da corrida que tudo está em ordem. Coloque o número de peito, o chip e a roupa que você vai usar em um mesmo lugar para facilitar a sua organização no dia do evento.

 

Hidrate-se

Aproveite os pontos de hidratação para tomar água e molhar a nuca se estiver muito quente. Evite tomar toda a água de uma vez, muitas pessoas reclamam que se sentem mais pesadas quando fazem isso. Mas não esqueça de se hidratar bastante antes da prova.

 

Alongamento

Há controvérsias sobre o momento ideal para fazer o alongamento. Alguns especialistas da área falam para não alongar antes, outros comentam sobre não alongar logo após a prova. Então, siga o que você achar melhor, mas não esqueça de tirar uns minutinhos para alongar-se ao longo do dia.

 

Dadas as dicas de como realizar sua primeira participação em uma prova, agora só depende de você para dar início as corridas de rua e descobrir o quão maravilhoso é este esporte que encanta cada vez mais as pessoas que o praticam. Aproveite nosso site, confira o calendário de eventos e garanta já a sua inscrição em uma de nossas provas!