Clemente de Souza: O Incansável

 

Tubaronense, criado na Madre, Clemente de Souza iniciou na corrida de rua com o incentivo de uma pessoa um tanto quanto especial para ele, sua esposa, Dona Nia. Se tornou corredor profissional, incentivador do esporte, um dos fundadores e patrono do Clube dos Corredores de Rua de Tubarão, o Cortuba.

No ano de 2000, o atleta participou da tradicional prova São Silvestre, realizada em São Paulo e sagrou-se campeão na categoria 60-64 anos. Ao longo dos anos, em sua carreira como corredor, Clemente participou de mais de 2mil provas, foi campeão por onde passou e fez história em diversos lugares do Brasil. No ano de 2016, o atleta foi escolhido para carregar a tocha olímpica e recentemente, em 2018, o corredor bateu o recorde Sul-Americano, em sua categoria, nos 21k, completando a prova em 01h49min.

Clemente segue sendo um dos maiores exemplos do esporte na cidade de Tubarão. É referência na corrida rústica e inspiração para todos aqueles que querem iniciar neste esporte tão maravilhoso que é a corrida rústica.

Atualmente, possui em sua estante, mais de 1000 troféus e pouco mais de 1,5mil medalhas. Clemente vive em Tubarão, no bairro Monte Castelo e nos contou recentemente que não pensa em parar. Em virtude da pandemia, o corredor de 79 anos de idade, segue realizando seus treinos em casa, na esteira e está otimista para que tudo volte ao normal o mais rápido possível.