Treinar com orientação pode aumentar as suas chances de engrenar de vez nos treinos. Independentemente do seu objetivo e grau de condicionamento, alguns meses de treinos bem orientados podem fazer você virar outra pessoa. Acredite em você e se dê essa chance. Como nas outras áreas da vida, quanto mais energia depositar nesse processo, maior a sua chance de se dar bem de verdade.

Em três ou quatro meses, com segurança, é possível deixar o sedentarismo para trás, criar novos hábitos de vida e alimentares e até completar uma prova de 5 km. É importante entender que se você estiver bem acima do peso, uma boa sugestão é investir em um período de caminhadas e/ou pedaladas regulares antes de começar a correr. Essas atividades vão fortalecendo seus músculos, tendões e articulações enquanto você vai queimando calorias, emagrecendo e adquirindo o hábito de sair de casa para treinar.

Se você está sedentário há pouco tempo (praticava alguma outra atividade) e não está acima do peso ou está ligeiramente acima, esses mesmos três ou quatro meses podem fazer com que você entre em forma e até complete corridas de 5 km ou 10 km de uma forma prazerosa e, dependendo da sua dedicação, eficiente. É importante ter calma aqui também para não apressar as coisas e acabar se machucando por excesso de empolgação. Por não estar muito acima do peso, talvez você consiga se desenvolver um pouco mais e obter bons resultados pessoais em provas mais curtas. Claro que daí a virar um bom corredor, tem muito chão pela frente.

fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2020/06/19/quanto-tempo-de-treino-e-necessario-para-vencer-o-sedentarismo-de-vez.ghtml